domingo, 4 de dezembro de 2011

Histórico

 Histórico da Escola

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Vera Cruz” como hoje é chamada, na verdade, quando iniciou suas atividades em 1967 era denominada de Escola de 1º Grau “Vera Cruz”, localizada no Distrito de Vila Fartura, município de São Gabriel da Palha – ES. Começou a funcionar em estado precário, iniciando suas atividades com 36 alunos das 4 últimas séries e tendo como primeiro Diretor o Padre Luciano Marine.

A denominação “Vera Cruz” foi dada por um antigo morador o Sr. Roberto Paraguaçu, que na época possuía uma farmácia com este nome, e então, achou melhor dar o mesmo nome a Escola.

Nesta época o estabelecimento de ensino era particular, mantido pela Sociedade Paroquial de Beneficência e Cultura de São Gabriel da Palha e fiscalizada através da Secretaria de Educação e Cultura. A Escola localizava-se afastada 10 Km da rodovia principal, com uma comunidade formada por pequenos proprietários rurais que tinha como objetivo valorizar a Educação e oportunizar os alunos cursarem o Ensino Fundamental.

Hoje, a entidade mantenedora é o Governo do Estado do Espírito Santo. O Ato de Criação se deu pela Portaria nº 1000 e o Ato de Aprovação: Resolução CEE Nº 27/86 de 09/05/86.

A Escola possui 07 salas de aula , 01 cozinha com depósito e área de serviço, 03 sanitários masculinos, 03 sanitários femininos, 01 pequena sala de professores com banheiro masculino e feminino, 01 sala de coordenação, 01 sala de apoio ao professor, 01 sala de direção, 01 secretaria, 01 almoxarifado, 01 depósito e área de serviço.

Atualmente a Escola conta com 100% dos professores portadores de Curso Superior e a maioria atuando na área de formação. Na Direção encontra-se um professor efetivo portador de curso superior e especializações.

No ano de 2004 a Escola funcionou como anexo a EEEFM “São Gabriel da Palha”, oferecendo o curso de Ensino Médio, atendendo a 120 alunos distribuídos em 04 turmas, no turno noturno.

Em 2005 com a demanda existente, uma vez que recebia alunos provenientes da Escola Estadual de Ensino Fundamental “Córrego Queixada”, Escola Municipal “Centro de Educação Rural Francisco José Mattedi” e demais alunos de toda a região de Vila Fartura, a Escola passou a ofertar o Ensino Médio não mais como anexo a  São Gabriel, mas,  já em processo de criação EEEFM “Vera Cruz”.

A Escola atende atualmente 441 alunos matriculados, apresentando: 187 alunos no turno Matutino e Vespertino (Ensino Fundamental), 119 alunos no turno Vespertino (Ensino Médio) e 135 alunos no turno Noturno (Educação Profissional)

Dispõe ainda de um Centro de Educação Física, distante da escola aproximadamente 400 metros, onde acontecem  as aulas de Educação Física.

A Escola tem por finalidade oferecer o Ensino Fundamental regular com duração de oito anos; a partir de 2009 passou a oferecer também o Ensino Fundamental com duração de nove anos e o Ensino Médio regular em três anos; e ainda oferta Educação Profissional com o Curso Técnico Subseqüente em Meio Ambiente. A partir de 2012 ofertará Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, Curso Técnico em Meio Ambiente.



sábado, 3 de dezembro de 2011

Teatro na Escola Vera Cruz é tudo de bom!

Na Escola Vera Cruz os alunos realizaram nesta sexta-feira um “Festival de Teatro ” com os alunos de 5ª a 3ª série EM. A iniciativa foi da professora de Língua Portuguesa, Maria Emília Ahnert. Durante todo o ano letivo, ela trabalhou com vários estilos literários: desde o Trovadorismo até o Contemporâneo. Os alunos lêem, pesquisam, assitem aos filmes sobre a história trabalhada e na culminância do projeto as histórias são encenadas.
O teatro na escola é uma ferramenta muito útil no desenvolvimento de várias competências dos educandos. Quando pensamos em teatro dentro da sala de aula devemos ter em mente que mais do que fazer os alunos assistirem uma peça, devemos fazê-los representar, pois isto irá proporcionar uma série de vantagens. O teatro engloba além da representação, cenário, figurino, maquiagem, texto, iluminação e sonoplastia, atingindo todas as facetas da arte e estimulando a criatividade corporal e plástica . Com o teatro o aluno:
·               Aprende a improvisar;
·             Desenvolve a linguagem oral;
·               Desenvolve a expressão corporal;
·                Aprende a impostar a voz;
·              Tem entrosamento com os colegas;
·             Desenvolve vocabulário;
·              Trabalha o lado emocional;
·              Desenvolve habilidades para artes plásticas;
·                Organiza pesquisas;
·                Desenvolve redação;
·              Trabalha cidadania;
·              Trabalha religiosidade;
·              Trabalha ética;
·             Assume responsabilidades;
·          Trabalha sentimentos;



·                Trabalha interdisciplinaridade,
·                É incentivado à leitura;
·              Tem contato com obras clássicas, fábulas e reportagens;
·               Torna-se mais desinibido;
·               Adquire autoconfiança;
·               Tem a imaginação estimulada;
·              Organiza pensamentos
Tendo em mente todos esses benefícios do teatro na escola só podemos concluir que o teatro não só apenas é uma ferramenta para o ensino aprendizado, ele é extremamente necessário dentro da educação, ressalta a pedagoga Glauce Maria Martins.
Algumas peças encenadas na escola:
·       O alto da compadecida – Ariano Suassuna
·       A hora da Estrela – Clarice Lispector
·       Romeu e Julieta – Willian Shakespeare
·       Virgens à Deriva – Ruy Joben Neto
·       Lisbela e o Prisioneiro – Osman Lins
·        O crime do padre Amaro – Eça de Queiroz
·       A volta do filho pródigo – Henri J.M. Nouween
·       Uma rosa é uma rosa – Machado de Assis
·        O assalto 

                                  O Auto da Compadecida

O Assalto

Virgens à Deriva

O Crime do Padre Amaro

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

I FEIRA DE CIÊNCIAS DA ESCOLA VERA CRUZ : SUCESSO TOTAL!















ACONTECEU NO DIA 24/11/2011 A I FEIRA DE CIÊNCIAS DA ESCOLA VERA CRUZ E FOI UM GRANDE SUCESSO!  OS PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA( ELOANA, MIRYAN,WENDEL, LUCIENE, TIAGO E CRYSTINA) JUNTO COM OS ALUNOS DA 5ª SÉRIE AO 3ª SÉRIE  DO ENSINO MÉDIO MOSTRARAM  SUAS EXPERIÊNCIAS E DERAM UM SHOW COM AS EXPLICAÇÕES. RECEBEMOS A VISITA DA ESCOLA HILDA FERREIRA E DA EEEFM SÃO GABRIEL DA PALHA.

domingo, 27 de novembro de 2011

I Feira de Ciências do Vera Cruz

A melhor maneira de se aprender alguma coisa é praticando, mesmo que algo saia errado. Ler bons livros, revistas, assistir sempre as aulas de ciências com atenção, participar de eventos em outros colégios nos fornecem um vasto conhecimento, mas só conseguimos aprender verdadeiramente quando colocamos em prática os conhecimentos adquiridos. Devemos fazer seja certo ou errado, isto quer dizer que se for certo ótimo, nota 10, se for errado aprendemos a não mais errar, portanto devemos sempre ser ousados pois, a palavra experimentação na ciência já diz tudo. Quantos experimentos foram feitos sem êxito até que se chegasse à cura de uma determinada doença ou a descoberta de um determinado medicamento ou equipamento.
 
Primeiros passos antes da apresentação
 
 
 

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Parabenizando Thiago, Leidiane e Angélica, aniversariantes de setembro/outubro



 Fatima parabenizando Thiago..


Valdicéia parabenizando Leidiane...


Leida representado Michelly parabeniza Angélica


Encerramento da Semana Cultural














Desfile Ecológico - Semana Cultural

Trabalho realizado pelos alunos da 8ª série, juntamente com a professora de Geografia Eloana Campi dos Santos após o desenvolvimento do conteúdo "Desequilibrios ambientais".
Aqui estão algumas roupas feitas a partir de materiais recicláveis que fazem parte do nosso cotidiano. Sem duvida, a proposta dessas roupas é além de cobrir o corpo, mostrar a todos o tamanho da riqueza de materiais que são desprezados diariamente e que poderiam viram verdadeiras obras de arte.


A Aluna Thainara M. desfila trajes confeccionadas com tampinhas de garrafas..


  A Aluna Thainara A. desfila com trajes confeccionados com embalagens de balas.


A Aluna Joice desfila trajes confeccionados com cds.


Aluna Carla Eduarda desfila trajes confeccionados com pedaços de litros descartáveis


Aluna Ana Paula desfila com vestido confeccionado por jornais.


Aluna Thainá desfila com vestido confeccionado por restos de papéis.


Aluna Maria Aparecida desfila com vestido todo confeccionado por restos de tecidos.



Parabéns para todos os alunos da 8ª série que se empenharam a por em prática mais um desafio a eles lançados.